Notícias Astral

Formigas

As formigas são consideradas pragas urbanas devido ao fato de serem vetores mecânicos de inúmeras doenças, com grande importância em áreas hospitalares e comprovada transmissão de bactérias patogênicas, possuindo grave potencial de acometerem ainda mais doenças para aqueles que estão em recuperação de sua saúde.

Em áreas domiciliares, industriais, manipulação de alimentos etc. possuem riscos elevados para transmitirem mecanicamente doenças ou ainda causarem acidentes devido a algumas espécies possuírem ferrão e presença de venenos com característica citotóxicas, podendo eventualmente levar uma pessoa a óbito. Outro aspecto importante são os prejuízos físicos em casos de algumas espécies infestarem equipamentos elétricos e eletrônicos, possuindo potencial para danificarem tais equipamentos.

Vale ressaltar que as formigas em áreas florestais são importantes recicladores e incorporadores de matéria orgânica no solo, favorecendo características ideais para desenvolvimento de espécies vegetais de quaisquer portes e outros animais, além de participarem de vários ciclos biológicos, aos quais sua ausência ocasionaria um caos ambiental, com provável desaparecimento de outras espécies que possuem relação com este inseto, restando então os perigos e riscos da presença de formigas em ambientes urbanos e sua necessidade premente de controle por empresas especializadas, igualmente, como em outras pragas, ações para evitar presença de resíduos alimentares e ofertas de abrigo e acesso em estruturas edificadas, são ações que minimizam as possibilidades de infestação por tal praga.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram