Controle de Roedores

Os roedores: Dentre os animais superiores, são os mais bem sucedidos do planeta. Possuem uma grande capacidade de adaptação aos mais diversos ambientes. Possuem inúmeras habilidades físicas, biológica e sensoriais. São altamente prolíferos. Estão espalhados pelos 5 continentes. A presença de ratos urbanos está relacionada condições precárias de saneamento das cidades.

Importância sanitária: Os ratos se destacam como vetores de transmissão de inúmeras doenças ao homem participando da cadeia epidemiológica, de forma direta ou indireta, de pelo menos 55 enfermidades, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Algumas doenças transmitidas por ratos: Peste Bubônica, Leptospirose, Triquinose, Febre da mordedura, salmonelose, Hantavirose, sarnas e micoses.

Principais espécies no Brasil: No Brasil são três as espécies de maior interesse, Mus musculus (camundongo), Rattus rattus (rato preto) e Rattus novergicus (ratazana). Cada espécie com uma característica determinante que facilita sua identificação.

Algumas características:
– Grande capacidade de adaptação.
– Ao contrário do que muitos pensam preferem alimentos frescos e ricos em proteínas.
– Roem diversos tipos de materiais.
– Fácil oferta de alimento, água, abrigo e oportunidade de acesso levam a altas infestações.
– A dinâmica populacional depende das condições do ambiente.
– Exploram a um raio de 10 a 70 m do ninho.
– Não formam áreas e sim caminhos.
– Possuem os sentidos do olfato e da audição muito apurados.
– São bastante sensíveis à luz, apesar da pobre acuidade visual.
– As ratazanas são hábeis cavadoras.
– Também são ótimos escaladores usando superfícies rugosas, cabos telefônicos e fios.

Controle: O controle de roedores deve se basear nos fundamentos do manejo integrado de Pragas. O sucesso do controle de roedores depende de um conhecimento técnico eficiente sobre os hábitos, a biologia e o comportamento da população murina que infesta à área a ser controlada.

A Astral estuda as características do ambiente e recomenda ações conjuntas com seus clientes para tornar o local com potencial propensão para infestar os ambientes, a não propício para a infestação de roedores, usando as melhores técnicas de monitoramento e controle de pragas, visando atender as necessidades do cliente e gerando o menor impacto ambiental possível.