Antimofo

Definição: Os mofos, também chamados de bolores, são espécies de fungos filamentosos que se desenvolvem em matéria orgânica. Estes mofos possuem a capacidade de decompor a matéria orgânica.

Características: Com relação à coloração, podem assumir, principalmente, tons esverdeados, azulados, avermelhados ou esbranquiçados. É possível não visualizar o mofo, mas sentir o odor característico, ou não senti-lo, mas que poderão causar agravos a saúde humana.

Prevenção: A umidade é um dos fatores mais facilitadores para a proliferação de mofo no ambiente.
– Arejamento e limpeza são fatores que evitam a presença do mofo no ambiente.
– Evitar presença de umidade excessiva que possam promover condições ideais para proliferação do mofo.
– Evitar acumulo de objetos dentro de casa, que propiciem o desenvolvimento do mofo.

Doenças: A “doença do mofo” faz parte da “síndrome do edifício doente” (SED), uma resposta inflamatória sistêmica adquirida após a exposição ao interior de um edifício contaminado com organismos toxigênicos, ou outras estruturas construídas, incluindo o mofo. Mulheres gravidas, bebes, idosos são os primeiros que mais sentem os agravos da presença do mofo no ambiente indoor. Os esporos produzidos pelo mofo podem dar início ou agravar casos de asma, afetam o sistema nervoso central, além de hemorragias pulmonares, alterações no humor, câncer, etc.

A Astral possui um método eficaz para o controle de mofo.