Manter um controle de pragas eficiente significa estar sempre atendo às práticas e cuidados necessários para evitar futuras infestações.
Seja em residências, estabelecimentos comerciais, hospitais, em indústrias ou qualquer outro lugar, há algumas medidas de prevenção simples que podem evitar a presença de pragas urbanas. A prática dos 4 A’s são os principais fatores que propiciam a proliferação de pragas urbanas: água, alimento, abrigo e acesso.
. Deixar água parada, principalmente em ambientes abertos, atrai pragas para o consumo desta água e pode favorecer o desenvolvimento de larvas de insetos, aumentando a quantidade de mosquitos por exemplo.
. Os restos de alimentos e embalagens com resíduos orgânicos descartados de forma incorreta podem facilmente atrair ratos, baratas, moscas e outras pragas em grandes proporções.
. Frestas e fendas em paredes, falha no rejunte de pisos e azulejos, rachaduras, espaços entre portas e armários com relação as paredes, buracos, etc… são locais que podem servir de abrigo para pragas urbanas.
. Espaços entre a porta e o piso, janelas e portas abertas, ralos com abertura fixa ou quebrados, caixas de esgotos ou acesso a esgotos não vedadas ou sem telas, dentre outros, são opções de acessos que as pragas geralmente usam para entrar nas casas ou estabelecimentos.
. A melhor pratica, como ação preventiva, é evitar a presença dos 4 A’s.