O Escorpião, também conhecido como ”Lacrau” ou ”Alacrau”, é um animal invertebrado e artrópode (possui pares de apêndices articuladas), com cerca de 140 espécies identificadas no Brasil, contudo, com potencial risco para a saúde pública, há a ocorrência de duas espécies em ambientes urbanos e rurais: Tityus serrulatus (escorpião amarelo) e Tityus bahiensis ( escorpião preto ).
Ambas as espécies com probabilidade e condição de causar acidentes através de um veneno contendo basicamente neurotoxinas, serotonina, enzimas, inibidores de enzimas, histaminas, etc, sendo o Tityus serrulatus ou escorpião amarelo, a espécie que possui a maior chance de causar mais agravos a saúde, pois seu veneno age no sistema nervoso periférico.
Escorpiões possuem elevada importância médica por se tratar de um animal peçonhento, com relatos atuais de vários casos de acidentes com escorpião. Sobretudo crianças, com crescimento de número de óbitos.
Em meio urbano, os escorpiões Tityus serrulatus e Tityus bahiensis podem infestar ambientes úmidos e escuros como redes de esgotos por exemplo, buscando seu principal alimento que são as baratas, dentre outros insetos, possuindo a possibilidade de acessar áreas construídas através de ralos, frestas e fendas nas estruturas edificadas, acessos em espaços entre a porta e o piso, se abrigarem em material em desuso acumulados, tais como resto de obras e entulhos, móveis velhos ou qualquer outro material que lhe possibilite abrigo, inclusive dentro de sapatos, caixas, etc. Portanto fique atento e previna-se! Para um ambiente livre de escorpiões e baratas, conte com os serviços especializados da Astral.