Notícias Astral

Cupins: Uma Pequena Praga, que faz grandes estragos.

No Brasil, têm destaque como pragas urbanas os cupins de madeira seca (ex: Cryptotermes brevis), cupins subterrâneos (ex: Heterotermes tenuis e Coptotermes gestroi) e os cupins arborícolas (ex: Nasutitermes corniger). Apenas os operários consomem a madeira, fornecendo alimento para os outros indivíduos da colônia, com a ajuda de protozoários presentes em seu intestino que são capazes de “quebrar” a molécula de celulose.

Ao eliminar os resíduos, os cupins retiram toda a umidade do bolo alimentar e liberam as fezes, que saem dos orifícios da madeira infestada e têm o aspecto de grãos de areia, no caso dos cupins de madeira seca, ou utilizada junto com a saliva na construção de túneis de forrageamento, como os cupins subterrâneos.

Os cupins subterrâneos fazem seu ninho em madeira morta em contato com o solo (raízes, tocos de árvore, estacas, cercas, etc.), mas também dentro de edificações (no forro, em vãos livres, paredes duplas, poço de elevador, etc.) e para ter acesso às áreas construídas, utilizam falhas estruturais, como rachaduras, espaços entre as tubulações em geral, desgastes causados por vazamento de água e outras fontes de umidade.

Os cupins de madeira seca constroem seus ninhos nas peças de madeira que vão servir de alimento para eles, saindo destas estruturas apenas na revoada.

Cupins arborícolas ou arbóreos constroem seus ninhos geralmente em troncos de árvores vivas, se alimentando destas e de outras árvores próximas, podendo invadir nossas casas.

Evite-os da seguinte forma:
• Reduzir derivados de celulose, que são fonte de alimento para os cupins;
• Estar atento aos sinais de infestação (fezes, asas caídas, furos em madeira, túneis de forrageamento, etc.);
• Manter móveis afastados das paredes pelo menos 2 cm para facilitar a circulação de ar e diminuir o acúmulo de umidade;
• Movimentar livros, inspecionando rotineiramente estantes para verificar possíveis sinais de infestação.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram