O QUE É?
A febre maculosa é uma doença causada por um carrapato comumente chamado “carrapato estrela”, quando infectado por uma bactéria do gênero Rickettsia.
CONTAMINAÇÃO
A contaminação normalmente se dá pela picada do carrapato infectado podendo também ocorrer pela tentativa de retirada deste carrapato com as mãos e/ou esmagando-os com as unhas, permitindo contato com o sangue contaminado.
SINTOMAS
Esta doença pode ser fatal variando de sintomas leves e atípicas até formas graves, contudo os principais sintomas são febre alta e rápida, hiperemia conjutival, que são os olhos avermelhados, dor de cabeça, dor muscular e nas articulações, mal-estar, dores abdominais, vômitos e erupções avermelhadas na pele. Em formas mais graves pode ocorrer edemas, manifestações neurológicas, insuficiência renal, hemorragias, insuficiência respiratória, pressão baixa e choque.
PREVENÇÃO
O vetor é mais comum em locais com presença de cavalos, capivaras e até mesmo gambás, sendo considerado hospedeiros preferenciais. Evitar áreas rurais ou arborizadas que possuam infestação do carrapato estrela e convívio com animais que possam ser hospedeiros deste vetor, sabidamente com presença de carrapatos, é uma boa prática.
Evitar manuseio destes carrapatos com as mãos, usando sempre uma pinça por exemplo.
Ao retirar este carrapato, mergulhá-lo em álcool e dispensar em vaso sanitário, limpando a área mordida com antisséptico e lavando bem as mãos.
Ao detectar sintomas de infecção após o contato com o carrapato procurar atendimento médico imediatamente.