Notícias Astral

O Controle de Pragas no Inverno

É do conhecimento de muitas pessoas que durante o inverno ou em épocas mais frias, normalmente, a infestação de pragas de uma forma geral cai a níveis bem menores do que em épocas mais quentes. Basicamente este fenômeno tem a ver com o ciclo reprodutivo da referida praga ou seja, em épocas mais quente, este ciclo possui a possibilidade de ficar mais curto em função do aumento do metabolismo da praga-alvo, em alguns casos os ciclos reprodutivos destas pragas diminuem tanto que em algumas regiões do pais ocorre explosões populacionais de algumas pragas como moscas, ratos, baratas, mosquitos, entre outros relacionados diretamente ao clima.

Entretanto, podemos afirmar que não somente a temperatura influencia no ciclo reprodutivo de uma determinada praga urbana, a oferta de alimento também pode influenciar nesta questão, isto implica em dizer que, se houver alimentos disponibilizado á praga em questão, esta também possuirá o potencial de reduzir seu ciclo reprodutivo. Obviamente se possuirmos tanto o clima mais quente e, paralelo a isso a oferta de alimento, neste momento teremos as condições ideais para possibilitarmos a qualquer praga urbana um crescimento a níveis críticos.

É comum as pessoas não realizarem serviços de controle de pragas em suas residências, empresas, etc.., durante a época mais fria do ano, pelo simples fato de não visualizarem a referida praga entretanto, esta não visualização no quer dizer que não tenha a presença destas nos estabelecimentos comerciais ou industriais e ate mesmo em residências.

Com toda a certeza estes indivíduos indesejáveis estão presentes e ativos, porém em menor quantidade neste época mais fria contudo, não tão menos perigoso pois, de qualquer forma, seja em alta infestação ou em proporções menores, estas pragas podem transmitir doenças aos seres humanos e/ou causando qualquer tipo de prejuízo ou dano econômico, e sob este aspecto, elas devem ser combatidas por todo o ano independente do clima ou da temperatura.

Em alguns segmentos como Indústrias e manipuladores de alimento, há uma necessidade legal ou jurídica que definem que este combate não devam se restringir a algumas épocas do ano, devem ocorrer anualmente em periodicidades ou intervalos de aplicação onde respeita-se o ciclo de vida da espécie-alvo e. em outros segmentos deveriam, no mínimo, terem a informação e por consequência o estabelecimento da necessidade de se realizar controle de pragas baseado em informações sobre estas pragas, daí a importância de ferramentas como o News que a Astral desenvolve onde repassa informações privilegiadas e acumuladas em todos os seus anos de existência.

A maioria dos ambientes propiciam uma determinada temperatura considerada confortável aos seres humanos e, por consequência também as pragas urbanas. È fácil visualizar estruturas rachadas, azulejos quebrados, vãos entre parede e pias de lavagem, etc… onde nota-se abrigos à estas pragas; também não há dificuldades para entendermos que qualquer fragmento de alimento, o mínimo possível, serve de oferta de alimento para muitas destas pragas urbanas logo, podemos afirmar que não somente a temperatura poderá diminuir sensivelmente a ocorrência de pragas e sim, um conjunto de fatores que, sendo tratados conjuntamente  poderão sim, oferecer menor condição para a manutenção de um população de praga urbana num determinado tipo de ambiente.

Podemos também afirmar que é justamente nas épocas do ano mais fria, que devemos trabalhar com afinco objetivando diminuir a população da espécie infestante de tal forma que, ao chegar ao verão, aquele ambiente esteja devidamente tratado e controlado, desta forma, nossos clientes poderão ter a tranquilidade suficiente para viver ou trabalhar num ambiente mais saudável, devidamente controlada e livre da convivência das pragas urbanas.

A Atitude preventiva foi e sempre será o melhor tratamento pois, quando atuamos preventivamente, evitamos que aquela determinada praga urbana tenha a mínima possibilidade de alcance  de níveis populacionais que evidenciem a falta de controle de pragas. Elimina-se a possibilidade de se dispersarem no ambiente e causando todo e qualquer tipo de dano ao homem.

É neste momento que empresas de controle de praga urbanas como a Astral, demonstram a parceria junto aos seus clientes e promovem toda e qualquer informação objetivando dar conhecimento sobre estas pragas, os riscos de convivência com elas e, principalmente, propiciar qualidade de vida a população.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram